sábado, 17 de janeiro de 2009

Parabéns marinheiro!


Criado por Elzie Crisler Seagar no New York Journal, há 80 anos, este marinheiro de cachimbo no canto da boca, tatuagem no braço e mau feitio a combinar deu origem a um mar de sucessos tão grande, que nos anos 30 discutiu popularidade com o rato Mickey, quando a banda desenhada ganhou vida em curtas-metragens animadas que passavam nos cinemas.

Quando se pensa em Popeye é inevitável pensar nos espinafres que o marinheiro devora para ficar mais forte e confiante. Esta 'brincadeira' provocou um aumento de 30 por cento do consumo de espinafre nos Estados Unidos, na altura, sendo que a força de Popeye era o argumento mais utilizado pelas mães para convenceram as crianças a comer legumes. É tão influente que, no Mundo Animado, chegou a ser eleito Presidente dos EUA!!

Oitenta anos depois, o simples desenho publicado num jornal continua o legado. Depois da banda desenhada e do Cinema, Popeye chegou, recentemente, ao mundo dos videojogos.

Que os espinafres nunca acabem.. assim como este marinheiro, que serviu de inspiração a tantas gerações.

 

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem nao gostava do popeye e da sua amada... inventavamos musicas sobre ele, era sempre motivo de brincadeira... talvez um dos desenhos animados que mais gerações cativou...